Visto Nômade Digital para Médicos que Atuam com Telemedicina
Quem diria que a telemedicina te daria direito a um VISTO, né?
Sim, trabalhar remotamente abriu um leque de oportunidades para nós médicos que queremos explorar o mundo sem comprometer nossas carreiras. E isso se tornou possível com os vistos de nômade digital, onde nós podemos viver em diferentes países enquanto continuamos atendendo pacientes de forma online. E hoje eu vou falar sobre essa realidade na Europa, em que vários países já possuem programas específicos para esse visto.
O que é o visto Nômade Digital?
Essa é simples: é uma permissão para que profissionais autônomos ou remotos vivam em um país estrangeiro enquanto trabalham para empresas de outros locais ou países.Para conseguir um você precisa de comprovação de renda mínima e contrato de trabalho remoto ou autônomo.
Ou seja, você não precisa de um vínculo com hospitais no país que vai morar, nem vínculo de emprego. Portanto o visto nômade digital é ideal para médicos que atuam na telemedicina.
Por que médicos optam por esse estilo de vida?
Eu sou fã da telemed e só atuo assim há 1 ano. Então vou te falar bem a real: a telemedicina nos permite trabalhar de qualquer lugar do mundo. Só precisamos de um computador e internet. Ou seja, podemos viver em países com alta qualidade de vida e segurança, como Portugal, Espanha ou Itália, enquanto trabalhamos normalmente online.
Juntando a telemedicina com o visto nômade digital, nós temos benefícios ótimos, como acesso a sistemas de saúde locais, possibilidade de aprender novas línguas e culturas, e a sensação de liberdade. Podemos ir para onde quisermos, quando quisermos.
Quais países oferecem o visto na Europa?
São diversos. Mas aqui vai uma lista:
- Alemanha
- Espanha
- Itália
- Portugal
- Malta
- Islândia
- Grécia
- Croácia
E etc. A maioria tem duração de 1 ano, são renováveis e pedem uma comprovação de renda de, em média, 2 a 3mil euros ao mês. Que com a telemedicina internacional é super possível.
A Vida de um Médico Nômade Digital
Ser um médico nômade digital é viver o melhor dos dois mundos: continuar ajudando pacientes e, ao mesmo tempo, viajar, conhecer novos lugares, pessoas e culturas. É uma oportunidade de transformar a rotina chata de um médico em uma jornada cheia de descobertas e liberdade.
E aí, pronto para explorar o mundo com seu computador e internet?